Tipos de Catarata

Comparação de visão sem e com catarata

A catarata pode ser divida em 4 tipos:

Catarata Senil

É o tipo mais comum e é relacionado a idade.

Ocorre ao longo do tempo com o envelhecimento do cristalino, causando a perda da transparência e impedindo o paciente de exercer suas atividades normais.

A catarata senil é dividida em 3 sub-tipos:

  • Catarata Nuclear: formada no centro da lente (cristalino), torna o núcleo do olho turvo ou opaco deixando com uma coloração amarelada ou amarronzada.
  • Catarata Cortical: aparece em volta das extremidades do núcleo em forma de cuia.
  • Catarata Subcapsular Posterior: se desenvolve mais rapidamente, afetando a parte de trás da lente.

Traumática

Cataratas traumáticas são causadas devido a algum trauma sofrido por lesões penetrantes no olho, contusões, radiações ou descargas elétricas.

Secundária

A Catarata secundária pode decorrer de doenças oculares inflamatórias como uveíte, glaucoma agudo, alta miopia, distrofia hereditária de fundo de olho e o uso de medicamentos contendo esteróides.

Catarata Congênita

A Catarata congênita pode estar presente logo no nascimento do bebê ou se formar no primeiro ano de vida. Esse tipo de catarata pode se desenvolver por mutações genéticas, anormalidades cromossômicas, ou em casos de infecções durante a gravidez e abuso de álcool ou drogas. Nem sempre apresenta sintomas, podendo ser removida apenas se interferir na visão do bebê.